browser icon
You are using an insecure version of your web browser. Please update your browser!
Using an outdated browser makes your computer unsafe. For a safer, faster, more enjoyable user experience, please update your browser today or try a newer browser.

Valigià Onlus

logo

 

Referente: Umberta Stocco; Contato Telefonico:+39 3286586798; E-mail: info@valigiaonlus.org;
Site: www.valigiaonlus.org

Conhecemos Umberta Stocco, factual presidente da Associação Valigiá Onlus.
02Valigiá Onlus é uma associação a qual mora em Marostica (Vicenza), constituida oficialmente em 2011 no mês de Novembro. A ideia da associação nasce a seguir a uma viagem em serviço de voluntário por três meses pela Umberta em 2005 no Moçambique na cidade costeira de Beira hóspede da comunidade das irmas orsolines. À primeira viagem seguiram outros e consolidaram no tempo a intenção de oferecer as pessoas conhecidas umas oportunidades partilhadas.

O nome “Valigiá” tem um sentido dobro. Representa a ideia de “valigia” (em Português = mala) seja como coisa da viagem, seja como movimento, acontecimento com outras pessoas.
O segundo significado é relativo à palavra Italiana “valigia” (mala); esta palavra pode ser dividida em “vali”“giá”, dois palavras as quais significam respetivamente ” você vale” – “agora”, para por em relêvo o valor da inteira humanidade.

Valigiá Onlus atualmente empenha-se na Beira para dois âmbitos de presença:
– Formação universitária/escolar/professional dos jovens estudantes, porque a instrução é o instrumento indispensável para desenvolvimento dum país , neste caso teatro por séculos da colonização Portuguesa e recentes anos de guerra civil;
– Emancipação feminil através o laboratório costureiro “Maos Unidas”: grupo de mulheres, algumas das quais seropositivas e sem marido, as quais trabalham os panos Africanos nas garagens das irmas orsolinas e recebem um ordenado mínimo para sustentar suas familias e readquirir dignidade.

Pedimos os projecto futuros da Associação.
Atualmente a Associação quer afiançar o prosseguimento dos estudos em curso aos jovens e existe a prospectiva prospectiva duma abertura para outras realidades e outros países.

Na Italia Valigiá Onlus organiza acontecimentos solidários como comidas, concertos, apresentações de livros, 01emprenha-se à colheita de tampos de plástico e tomam outras iniciativas para apanhar dinheiro.
Quem tem interesse a contribuir pode participar as iniciativas e dar ajuda na organização dos eventos.Para fazer experiência em Moçambique é preciso concordar a entervencão com o partner local.

Afinal Xlestrade pediu uma messagem para o público.
A mensagem é uma frase por Luis Sepúlveda sobre a viagem e sobre o seu sentido: “A viagem provoca o encontro com o outro, e será sempre uma via para ir a encontrar nos mesmos.”. Além disso a Umberta quer convidar todos a crer nos seus sonos e a fazer com paixão as coisas que amam.

Nós agradecemos a Umberta por sua amizade! Auguramos à Umberta e Valigiá Onlus continuar a viagem e continuar o encontro com o outro. Nós vamos fazer a misma coisa com a ambição a faze-lo sempre mais!

03

Traduzione a cura di Maria Grazia Giraudo