browser icon
You are using an insecure version of your web browser. Please update your browser!
Using an outdated browser makes your computer unsafe. For a safer, faster, more enjoyable user experience, please update your browser today or try a newer browser.

Sole Onlus

adesivo10anni copia

Referente: Stefano Bauducco; Contato Telefonico: +39 3357744207; e-mail: info@soleonlus.org;
Site: www.soleonlus.org

Xlestrade encontrou Stefano Bauducco, atual presidente da Associação SOLE Onlus de Collegno (Torino).
O Stefano contou que a associação constituiu-se depois duma viagem turística feita com sua mulher em 2003 a Moçambique.
Em Moçambique, enquanto estavam na zona rural de Metoro, aldeia do Norte do país, na província de Cabo Delgado, conheceram o Padre Luiz, missionário passionista Brasileiro, agora Bispo de Pemba.
O Padre Luiz explicou que tinha a intenção de abrir uma missão naquele lugar.
bimbi_maestro_albero_steu4 011Quando voltaram à Itália decidiram ajudar o Padre Luiz, envolvendo os amigos para alcançar seu objectivo.

A nomeação So.Le deriva da posição geográfica de Moçambique, sendo o acrônimo de Sotto L’equatore (Sobe O equador).

Todos os projetos feitos por SOLE Onlus no curso dos anos fundam-se sobre as exigências das comunidades locais.
Em 2004, junto com a missão do lugar, sustentaram a construção duma estrutura destinada para um jardim infantil. Inicialmente, o Stefano contou, havia cerca de 20 meninos os quais tomavam lições sobe uma árvore. Em 2007, ao fim dos trabalhos, a estrutura tinha 3 salas de aula e podia hospedar 100 crianças.
No mês de Augusto de 2004, em vez, financiaram e tomaram parte à organização dum Tambor. O Tambor é um acontecimento de origem brasileira consistente num encontro público relativo ao direito de cidadão e aos direitos sociais. Ao encontro foram presentes mais de 300 pessoas, provindas de muitas áreas de Moçambique.
Os relatores foram personagens importantes da sociedade: um ministro, um periodista, um escritor, um promotor público, et cétera.
A organização do evento previa seja oportunidades de reflexão e de debate seja ocasião de divertimento, como espetáculos teatrais e musicais.

Sempre em 2004 começou um projeto de cooperação descentralizadajunto com a Região Piemonte e a Cidade de Collegno para a formação de grupos de mulheres provenientes de 36 aldeias. O projeto acabou em 2007.
Aos primeiros dois projetos dedicados as mulheres seguiram outros quatro, dirigidos ao acréscimo formativo e humano dos jovens.2006 lezione salute progettto donne steu4 009
Estes projetos permitiram o financiamento de cerca 200 bolsas de estudo e a realização dum centro juvenil, duma biblioteca, duma sala de aula informática e dum campo desportivo; seja os jovens do Centro seja mais de 1500 estudantes da escola vizinha usam estas estruturas.
Em 2007/2008 SOLE Onlus começou um colaboração com a associação local PRODES. PRODES é uma associação de artistas de Maputo, a capital de Moçambique, cujo presidente é o Mavale.
Em colaboração com PRODES, em 2010 SOLE Onlus iniciou as primeiras viagens de turismo responsável, em colaboração com a agência Viaggi e Miraggi.
O objetivo do projeto é a auto suficiência final da associação local.
Enfim, sustenta um orfanatrófio gerido pelas Irmas em Mephanira, perto a fronteira com o Malawi, e três centros nutricionales itinerantes.

A partir de 2008, ao em vez, com os fundos de 8 por mil da Igreja Valdes, da Fundação Rita Levi Montalcini e da Região Piemonte, principiaram projetos para a produção de manteiga de karité no Burkina Faso e o amparo a cursos de alfabetização para as mulheres da associação ASVT.
Os projetos teve financiamento através dum contacto direito com a presidente de ASVT, a Bernadette, conhecida e hospedada no período duma edição de Terra Madre por uma par de pessoas aderentes à associação.

2006 genitori aiutano a pulire il terreno per l'asiloXlestrade quis conhecer os projetos futuros de SOLE Onlus.
O Stefano disse que os financiamentos atualmente derivam de manifestações, eventos, donações de privados e de 8por1000 Valdes e 5por1000; O objetivo é manter os projetos atuais e o lanço duma campanha para o amparo em distância do jardim infantil Girassol de Método.

Em Itália a principal iniciativa da associação é Presetik, um evento o qual dura por 15 dias em Grugliasco para vender Batik e outros artigos de arte e de artesanato de Moçambique, artigos do comércio équo e solidal. Outras iniciativas são e a venda de ovos Pascoais.

Xlestrade perguntou como pode-se colaborar com SOLE Onlus.
Os interessados podem contacta-los para um encontro apto a conhecer. a eventual experiência em Moçambique é possível só em seguida dum conhecimento mais profundo da pessoa ou trámite um período de turismo responsável.

Enfim, uma mensagem para nos e os leitores.
A mensagem é um provérbio Moçambicano: “O sol não esquece alguma aldeia”.

Nós agradecemos por encontro e, seguindo o sol, proseguimos nosso percurso, lembrando todas as pessoas que encontramos!

P1010867

Traduzione a cura di Maria Grazia Giraudo