browser icon
You are using an insecure version of your web browser. Please update your browser!
Using an outdated browser makes your computer unsafe. For a safer, faster, more enjoyable user experience, please update your browser today or try a newer browser.

MAIS Onlus

logo-mais-colore

Referente: Pietro Carta; Contato telefonico: + 06 7886163; E-mail: info@maisonlus.org;
Site: www.maisonlus.org

Tivemos a oportunidade de nos encontrar com o atual presidente, Pietro Carta, e alguns voluntários da MAIS Onlus, associação com sede em Roma.
MAIS Onlus, nos contaram, foi constituída oficialmente em dezembro de 1987, após uma viagem de conhecimento ao Brasil por parte de um grupo de amigos. O objetivo inicial era conhecer a realidade local e refletir e perceber de que maneira poderia ser útil agir.
Foi assim que ao regressar daquela experiência começou a “viagem” da MAIS Onlus, viagem que prosseguiu no Brasil mas também em muitos outros lugares.

O nome escolhido, MAIS, é um acrónimo, ou seja Movimento para o Autodesenvolvimento Internacional na Solidariedade. A frase, o seu significado contém efetivamente em si o objetivo e as razões do agir.

A associação trabalha, conforme já foi dito, em vários países: Brasil, Argentina, Índia, África do Sul, Suazilândia e Madagáscar.
Os projetos realizados e atualmente todos financeiramente apoiados, referem-se ao apoio à distância de lugares e centros de agregação destinados principalmente à educação e formação.
– África do Sul: apoio de lares de acolhimento para crianças doentes e órfãos em Yeoville, bairro da periferia de Joanesburgo;
– Suazilândia: apoio de lares de acolhimento para crianças doentes, de um consultório e de um centro comunitário para os residentes da aldeia rural do Mahamba capaz de oferecer para eles cursos de informática, de alfaiataria, de mecânica e de formação profissional;
– Madagáscar: apoio de lares de acolhimento e apoio de uma fazenda orgânica, a fazenda Tsinjo Lavitra;
– Brasil: apoio a cursos para universitários, cursos pós-escola, de dança, de língua, de alfabetização nas cidades do Rio de Janeiro e de Valença (Salvador de Bahia);
– Argentina: apoio a cursos pós-escola e de cursos de artesanato na periferia de Buenos Aires, cursos de Taekwondo;
– Índia: apoio de estruturas para crianças doentes com AIDS na aldeia rural de Vegavaram, na área do Andhra Pradesh, apoio escolar.

No futuro o objetivo da MAIS Onlus é continuar com os atuais projetos. Além disso, no Madagáscar, encontra-se em fase de projeto a construção de uma estrada capaz de ligar a fazenda com a capital, Antsirabe. Pretendia-se fazer na mesma fazenda uma cisterna para recolher a água das grandes chuvas.
Na Suazilândia, além da construção de uma cisterna no consultório, precisa-se de um carro para o transporte de remédios e pessoas.

Na Itália MAIS Onlus trabalha no território de Roma através da realização de iniciativas e eventos de angariação de fundos destinados a apoiar os projetos no exterior.

As colaborações são possíveis com o objetivo de contribuir nesta atividade.
Pelo contrário, para experiências no terreno, a associação cada ano organiza campos de trabalho de verão na Suazilândia e viagens solidárias nos outros países.

Por fim, Xlestrade pediu uma mensagem. A mensagem que a MAIS Onlus nos deixa é o lema deles “Quem sabe mais, luta melhor”.

Agradecemos Loredana, Pietro e todas/os as/os amigas/os da MAIS Onlus por terem aceito a amizade. Com a esperança de em breve nos conhecermos, nos juntamos também ao convite da associação!

Traduzione a cura di Federica Guida