browser icon
You are using an insecure version of your web browser. Please update your browser!
Using an outdated browser makes your computer unsafe. For a safer, faster, more enjoyable user experience, please update your browser today or try a newer browser.

ASCI Don Guanella Onlus

^DA0081EA77A43DD4DAC13188C056CC8F389D2F903A7FB169E0^pimgpsh_thumbnail_win_distr copia

Referente: Giacomo Manfredi, Arianna Campanelli; Contato telefonico: +39 031296787;
E-mail: ascicomo.segreteria@guaneliani.it;
Site: www.ascidonguanellaonlus.eu

Conhecemos a Erminia Grisoni e Giacomo Manfredi, da associação ASCI Don Guanella Onlus de Como.
ASCI Don Guanella Onlus, nos contou Giacomo, foi constituída oficialmente em 1992 em Chiavenna, na província de Sondrio, com o objetivo de apoiar os projetos e as missões no exterior da Opera Don Guanella, congregação religiosa fundada por San Luigi Guanella.

O nome da associação pretende explicitar qual é o programa e a missão. ASCI é, efetivamente, um acrônimo para Associação para a Solidariedade e a Cooperação Internacional.

ASCI Don Guanella Onlus apoia projetos em vários países e continentes do mundo. Opera em Gana, Nigéria, República Democrática do Congo, México, Colômbia, Guatemala, Chile, Argentina, Brasil, Paraguai, Índia e Filipinas. Em cada lugar se apoia em estruturas e missões locais. Os projetos realizados visam apoiar atividades a favor de pessoas com deficiência, idosos e menores.

A associação desenvolve as suas atividades principalmente no domínio da cooperação internacional. Os projetos desenvolvidos da Associação recorrem a pessoas com deficiência mental e/o física e em situação de marginalização. As medidas que ASCI financia com os seus projetos referem-se a manutenção dos Centros pra portadoras de deficiência, a subsistência dos utilizadores (alojamento e alimentação), a formação escolar e profissional e a sua inserção na comunidade onde moram (estes projetos são ativados em todos os países onde a ASCI trabalha). Um outro âmbito de intervenção é a ajuda aos meninos das ruas, República Democrática do Congo. A intervenção para os menores da rua prevê a sua reintegração nas famílias naturais ou adotivas locais e projetos individuais de formação profissional (carpintaria, alfaiataria, mecânica e agrária).

No futuro ASCI Don Guanella Onlus tem por objetivo de continuar com as atuais atividades, abrindo-se a sempre mais novos voluntários e a pessoas interessadas.

Na Itália ASCI Don Guanella Onlus trabalha sobretudo no território de Como mas existe uma sede descentralizada também em Roma. A associação organiza e participa em eventos e outras iniciativas de angariação de fundos e de sensibilização. Além disso, em Como gere um consultório para as pessoas sem abrigo e em Messina estão presentes operadores de rua para a reintegração escolar das crianças mais vulneráveis.

Refira-se que, para os interessados em colaborar com a associação e uma eventual experiência de voluntariado no local, no período setembro/dezembro ASCI Don Guanella Onlus inicia todos os anos percursos de aprendizagem e de formação.

A mensagem que ao final é deixada são duas linhas de orientação, dois percursos de vida propostos por Don Guanella. “Fazer o bem para o bem” e “Todo o mundo é a vossa pátria”. Sobre estas duas frases baseia-se a ação da associação.

Agradecemos as amigas e os amigos da ASCI Don Guanella Onlus por nos contactar e pelas apreciações relativamente ao projeto! Com a esperança de nos reencontrarmos, Xlestrade continua o seu caminho, sem barreiras por esta grande pátria que é o mundo!

Traduzione a cura di Federica Guida