browser icon
You are using an insecure version of your web browser. Please update your browser!
Using an outdated browser makes your computer unsafe. For a safer, faster, more enjoyable user experience, please update your browser today or try a newer browser.

Karibu Onlus Scorzé

LOGO KARIBU Onlus

Referenti: Galdino Cagnin, Alessio Bellato; Contato telefonico: +39 3406956098;
E-mail: karibuscorze@gmail.com;
Site: www.karibuscorze.blogspot.com

Conhecemos Aléssio Bellato e Sara Pegoraro, atuais referentes da área comunicações da Karibu Onlus Scorzé, associação com sede em Scorzé, uma cidadezinha perto Venezia.
DSCN4112Karibu Onlus, contaram-nos, foi constituida oficialmente em 2008, mas as suas origens remontam a 2004, ano no qual alguns amigos decidiram aviar uma loja de comércio équo solidário em Scorzé, ainda hoje presente no território local. A realidade, que era nova naquele período e naquela posição geográfica, difundiu-se logo na cidadezinha, encontrando muitos simpatizantes e, em colaboração com AVI Onlus de Montebelluna (TV), seus voluntários decidiram iniciar um percurso de conhecida de Paises e projetos no Estero, em particular no Kenya, e financia-los com atividades para recolher fundos. A constituição em Onlus foi, portanto, a direita conseqüência deste percurso.

O nome Karibu foi escolhido em quanto na língua Swahili significa bem-vindo. “Karibu” é a palavra do acolhimento na terra Africana.

Os projetos os quais Karibu Onlus Scorzé financiou nestes anos foram todos realizados em colaboração com missões religiosas locais, sobre tudo nas aldeias do Norte do Kenya, de Maralal ao lago Turkana, na zona de Dirib Gombo, na aldeia Suguta Marmar, na favela de Kangemi e noutros lugares que os voluntários visitam cada ano no mês de Janeiro.DSCN4444
No princípio os intervenções eram de pequenas dimensões, construções de laboratórios de costura e outras atividades, para chegar à realização de poços e escolas.
Além disso, de 2015 a associação sustenta também as atividades de Giorgio Zanin na aldeia de Maralal (lê artigo).
Karibu Onlus Scorzé, graças a outras viagens de conhecimento, encontros pelas ruas do mundo, deu vida a projetos também noutros Países.
No Brasil sustenta a atividade dum advogado local, Valdenia Paulino, na sua acção de defensa dos direitos dos mais pobres e indefesos. Além disso financia uma Sociedade de recolha diferençada do lixo e sua venta, a qual dá trabalho a sujeitos prejudicados.
Afinal, Karibu Onlus Scorzé tem a gestão de mais que 200 adoções escolásticas nos Kenya, Brasil, Senegal, Costa d’Avorio e Uganda.

DSCN4295Em perspectiva futura, o objectivo é continuar os projetos atuais, em particular na loja do comércio équo solidário. Além disso, Karibu Onlus está iniciando uma colaboração com algumas cooperativas presentes no território do Vêneto para realizar atividades pró imigrantes.
O Aléssio e a Sara dizem que cada projeto é sustentado a seguir as contactos consolidados no curso do tempo e segundo as exigências da população local, mais que seguindo uma programação predefinida.

Na Itália a associação, além de seguir constantemente a loja équo solidária, organiza eventos para recolher fundos. Em particular no mês de Junho, cada ano organiza a FESTA DOS POVOS em Scorzé: por três dias acontecem encontros, debates, música, comidas étnicas, laboratórios para criança, banquetes do mercado mundial.
Neste ano a FESTA DOS POVOS será nos dias 24, 25, 26 Junho, nas proximidades dos campos desportivos da paróquia de Scorzé (até breve será apresentado o programa sito karibuscorze.blogspot.com).

Afinal, para quem quer colaborar com a associação, indicamos que Karibu Onlus sempre precisa novas pessoas. É possível usar o próprio tempo livre seja para atividades da loja seja para organizar e dirigir as atividades em colaboração com as missões no estrangeiro. Cada ano há um campo de voluntariado em Kenya.

O mensagem de Karibu Onlus é o mote da associação: “Um outro mundo é possivel!”. Esta frase indica a vontade de dar uma visão positiva as coisas empenhando-se com pequenos passos para construir um mundo melhor.

Nós agradecemos o Alessio, a Sara e todos os amigos e voluntários de Karibu Onlus Scorzé por sua amistade!
“Karibu” também a vocês no projeto Xlestrade! Segundo o nosso parecer, juntos podemos construir um outro mundo no qual seja melhor viver!

DSCN4280

Traduzione a cura di Maria Grazia Giraudo