browser icon
You are using an insecure version of your web browser. Please update your browser!
Using an outdated browser makes your computer unsafe. For a safer, faster, more enjoyable user experience, please update your browser today or try a newer browser.

Il sorriso dei miei bimbi Onlus

LOGO RGB 72dpi copia_modificato-1

Referente: Barbara Pascali, Lorenzo Lipparini; Contato telefonico: +39 3404607189;
E-mail: barbara.pascali@ilsorrisodeimieibimbi.org;
Site: www.ilsorrisodeimieibimbi.org

Temos encontrado Barbara Pascali, uma referente do Il sorriso dei miei bimbi Onlus. A associação formou-se oficialmente no ano 2002; tem a sua sede legal em Reggio Emilia mas muitos voluntarios operam em Milano. 336 Rio de Janeiro - Favela Rocinha con Associazione Onlus Il sorriso dei miei bambini 22ago12Porém a ideia fundamental do projecto remonta ao ano 1998, quando Barbara Olivi, a actual presidente, decidiu detransferir-se ao Brasil, à favela de Rocinha, no Rio de Janeiro.
A favela de Rocinha, dizem, é a terceira mas grande do mundo por dimenções e por densidade da população. As condições da vida nesta favela são terrivel: pobreza extrema, criminalidade, trafico de droga são muito difusos.
Em 2011 a polícia fiz alguma intervenção e o trafico de droga diminuiu de um pouco, mas agora está.

Il sorriso dei miei bimbi Onlus opera no interior da favela com projectos educativos e de formação profissional. A associação opera em maneira horizontal, ou seja os referentes vivem entre a gente e os projectos realizam-se de acordo e partilhação com a comunidade local. O principal objectivo é garantir educação e formação.
Os seguintes são os projectos sustentados no tempo:

– suporte e apoio das actividades duma escola infantil para crianças dos 2 aos 6 anos de idade;
– construção duma casa para os jovens e organização de cursos formativos para eles;
– realização de cursos de alfabetização para crianças, jovens, adultos;
– organização de percursos de turismo responsável no interior da favela.

Além disso, a associação gere uma garagem agora restaurada e trasformada em “Café Literario”. O objectivo destaroicnha dic 2013 actividade é a realização dum centro cultural, lugar de reunião, capaz de atrair à favela novas pessoas e artistas. O projecto tende à inovação e à sustentabilidade. Além disso, no Estado de Bahia, numa pequena aldeia colonial com vista para o Oceano, Il sorriso dei miei bimbi Onlus lançou, desde 2007, um projecto destinado aos meliores jovens que saem da formação realizada na favela. O projecto tem como objectivo dar-lhes a oportunidade fazer uma experiência de trabalho por alguns meses em restaurantes, locais de entretenimento e outros negócios.
Esta experiência permite aos jovens sair da favela, conhecer outros ambientes e libertar-se da sua situação de pobreza e degradação. Desde 2012, também as garotas podem partecipar.

Xlestrade perguntou quais são os projectos futuros.
Actualmente a intenção é concluir os trabalhos para realização do “Café Literario” e permitir seu avanço. Para o futuro, a associação tenciona prosseguir com os percursos educativos já em prática.

Na Italia Il sorriso dei midi bimbi Onlus organíza acontecimentos, palestras, festas e outras ocasiões para autofinançiamento. Partecipa em encontros e cursos nas universidades. Tem numerosas partnership. Pedimos informações para pessoas que queiram colaborar com a associação.

Dizeram- nos que está sempre possivel organizar acontecimentos, difundir as actividades da associação e contribuir ao seu desenvolvimento. Está também possivel fazer uma experiência de voluntariado na favela por um periodo das 3 semanas aos 3 meses.

Xlestrade pediu, por fim, uma mensagem para nos e nossos leitores.
A mensagem é o seguinte: A EDUCAÇÃO MUDA A VIDA. A educação, na opinião bdos amigos e dos voluntarios de Il sorriso dei miei bimbi Onlus representa o primeiro passo em direcção da liberdade.

Nós agrademos a Barbara e toda a associação por aceitar nossa amizade, apanhamos o sorriso das suas crianças: nos acompanhará na nossa viagem!!

931193_576715202373532_1345007135_n

Traduzione a cura di Maria Grazia Giraudo